Velhos tempos, belos dias...

domingo, 15 de julho de 2012

'Lembranças' por Nelsinho


Neste dia dos 88 anos do sr. Mario Farias a familia se reuniu para festejar, quando Nelson Farias (Nelsinho - o filho mais velho) relatou algumas lembranças sobre o 1º de Maio.

O início do volei de Canoas passa pelo 1º de Maio. Em 1959 foi a fundação, no dia do Trabalho.
Sua cores: verde e branco.
Seu Elmar gostava de volei e teve a idéia de se juntarem para formarem times. Outras equipes foram se desenvolvendo na cidade e disputaram campeonatos, tais como: Canoense, Vasco, Pestalozzi.
Cresceram tanto que os atletas chegaram a formar um dos melhores time da Cidade. Lembra das disputas acirradas com o Vasco, maior concorrente. Havia os times masculinos e femininos.

Time Profissional Masculino - Elmar, Tonelada, João Batista Santos Costa, Paulo de Francesqui, Marquito, Alfredão...
Reserva - Nelson Farias (Nelsinho|), Julio Elo Garcez, Leônisdas (Londa), Dalbem, Heitos, Aureo Campos Ferreira (Tunico), João Edi Rolim Moura, Vilalba...

Time Feminino - Ivete, Regina, Úrsula, Clori, Ivone, Vitória, Nelsa (sua irmã), Gelsi,...

Através do volei, com a criação do clube, foram se reunindo, semanalmente, cada vez mais pessoas, formando um grande grupo, que passou a realizar, também, reuniões dançantes. Num rodízio de casas ela aconteciam como nas casas do Aureo, Mario Farias, João Edi.....
Foi se criando, ainda, o conjunto na casa do Ivo Pacheco (violão), com Regina - sua filha (canto), Nelsinho (pandeiro), áureo (gaita), João Edi (gaita), Ibanez (Bandolin), Nei (violão), Eloí (canto), Homero (bateria)...
Os aniversários e festas de 15 anos eram animados pelo conjunto do 1ª do Maio. Eloí gostava de cantar Nelson Gonçalves e Agostinho dos Santos.

A casa do Ivo Pacheco, ao lado do campo, era a sede do clube, pois dava fácil acesso tendo um portão direto ao campo, onde os atletas torcavam de roupa.

Nelsinho coloca ter muito boas lembranças desta época, que rendeu outros momentos importantes, como, por exemplo, ter sido atleta militar integrante da equipe de volei do 3º Exército, disputando a Olimpiada Militar em Curitiba/PR, em 1970.

2 comentários: